Português

O que é o REDCAMP?

REDCAMP é a sigla para (Redemptorist Camp of Evangelization), uma Escola de Missão, segundo o Carisma Redentorista, que dura uma semana e durante a qual os participantes fazem experiências de partilha e formação que os prepara para o anúncio da Palavra de Deus. O REDCAMP é uma resposta ao convite que toda a Igreja continuamente recebe a tornar-se missionária, convite que diz respeito a todos os Baptizados. A Nova Evangelização é tarefa de todos aqueles que reconhecem em Jesus a Boa Notícia mais decisiva das suas vidas.

O REDCAMP é uma organização do Secretariado para as Novas Iniciativas Missionárias, da Conferência dos Redentoristas da Europa.

LOGO_02_mini

A mudança contínua dos contextos sociais, culturais, económicos, políticos e religiosos, chamam-nos a evangelizar “de novo”. Repete-se sempre a oportunidade de vivermos de um modo renovado a nossa experiência comunitária de Fé e de Anúncio, através de uma evangelização que seja “nova no entusiasmo, nos métodos e nas expressões” (João Paulo II, Discurso à XIX Assembleia do CELAM, n3. Port-au-Prince 9/03/1983).

É Hora também de dirigir os esforços da nossa Evangelização para as pessoas que, apesar de terem sido baptizadas, nunca foram ou deixaram de ser parte do Corpo Vivo da Igreja, e vivem sem nenhuma referência à práxis cristã. O objectivo é proporcionar a oportunidade de um renovado encontro com Jesus como Senhor da Vida e da História, que é capaz de inundar de significado e paz a nossa existência.

A Evangelização faz-se porque o encontro com o Senhor Jesus não é possível manter-se “privado”, como não se consegue esconder nenhuma Boa Notícia que nos altere a vida. E, disse ele mesmo, o sal é para salgar, o fermento é para fermentar, a luz é para alumiar, a semente é para semear, a vida é para partilhar e os dons são para fazer render.

Anunciamos o Evangelho para favorecer a redescoberta da Fé, nascente de Graça em que abunda a alegria e a esperança. (Cf. Bento XVI, Homilia, 7/10/2012)

Os objetivos

O objectivo principal do REDCAMP é preparar os evangelizadores para poderem comprometer-se na aventura da Nova Evangelização. Os participantes fazem com outros a experiência de partilhar a própria Fé e o desafio de se tornarem, eles mesmos, lugares existenciais em que a proposta do Evangelho de Jesus aparece de maneira credível e radiosa.

Esta experiência do REDCAMP, então, estrutura-se nas seguintes vertentes:

A Oração

ROZOWY

Antes de dizer seja o que for sobre as formas que deve assumir esta Nova Evangelização, sentimos a exigência de dizer-vos, com toda a convicção, que a Fé e a Missão se decide inteiramente na relação que construímos com Jesus. É sempre ele quem, em primeiro lugar, vem ao nosso encontro. Antes de nos enviar seja ao que for ou a quem for, Jesus quer encontrar-se connosco. A tarefa da Nova Evangelização consiste em propor de maneira nova, ao coração e à mente das pessoas, a beleza e a novidade do encontro pessoal com Jesus. Esta proposta é muito exigente e quase contra-cultural, pelo ambiente de distracção e confusão que nos afecta a todos, também aos evangelizadores.

O REDCAMP tem o objectivo de ajudar a viver a experiência da relação pessoal com Jesus e apresenta-se, por isso, como uma Escola de Oração. Durante todo o desenrolar da Semana do REDCAMP teremos oportunidades para a oração pessoal e comunitária. O culminar de cada dia será a celebração da Eucaristia, e haverá sempre espaços de louvor. Além disto, não faltarão oportunidades para a conversa de acompanhamento espiritual com alguns dos presentes e até para o Sacramento da Reconciliação.

A Comunidade

NIEBIESKI

Precisamos de reinventar Comunidades sãs e maduras, Comunidades acolhedoras, nas quais ninguém se sinta “a mais” nem “de fora”, e onde todos os que são empurrados para as margens (sociais, culturais, económicas ou religiosas) possam sentir-se em casa e em família. Só o amor á medida e à maneira de Cristo pode realizar este milagre da Hospitalidade Redentora.

A experiência de viver em Comunidade Missionária é um elemento importante do REDCAMP. Sendo um evento internacional, expande as possibilidades da comunhão e as exigências da hospitalidade mútua. Vimos de vários países e partilhamos as nossas experiências tão diferentes, com sensibilidades peculiares, com dores e alegrias próprias de cada pessoa e de cada lugar. Une-nos o Carisma Redentorista e o Projecto de Reino de Jesus de Nazaré. Isso sempre será mais que suficiente para nos amarmos como irmãos e colaborarmos como companheiros.

A Formação

ZIELONY

Não se trata de, simplesmente, encontrar novas estratégias ou métodos, como se o Evangelho fosse um produto que colocamos no mercado ou a Evangelização fosse “publicidade” ou “marketing”. O que interessa – e é nisso que precisamos de nos formar sempre mais – é redescobrir de maneira renovada os modos, na vida de Jesus, as pessoas se aproximavam dele e por ele se experimentavam tocadas, curadas e chamadas. Redescobrindo esses modos, poderemos segui-los em qualquer tempo e lugar.

Durante o REDCAMP, os participantes terão formação específica para a Evangelização através de sessões temáticas e workshops que versam a abordagem a vários universos culturais diferentes e diferentes abordagens ao Evangelho.

A Evangelização

ZOLTY

É tarefa nossa criar experiências eclesiais que sejam acessíveis às pessoas. Devemos multiplicar os poços em que se serve a água fresca e saborosa do Espírito de Jesus. As sedes são muitas, e não podemos deixar de convidar toda a gente para conhecer Jesus, que já as ama e se dirige a elas. Às vezes, Evangelizar é como levar oásis aos desertos da vida das pessoas.

As comunidades cristãs são responsáveis por isso e, nelas, todos os discípulos do Senhor Jesus. A cada um é confiado um testemunho insubstituível – o seu! – para que o Evangelho possa sinalizar-se nas encruzilhadas da vida de cada um.

Esta Formação será complementada com a partilha das diversas experiências missionárias dos participantes, vindos de realidades culturais e eclesiais tão diferentes entre si, e também por uma experiência concreta de “missão de rua” que será preparada e realizada durante o REDCAMP.

Advertisements